Top

Como montar uma web rádio de baixo custo?

Possivelmente se falássemos em montar uma rádio a 10 anos atrás, você diria que não é possível porque precisa de muito dinheiro para montar um estúdio com todos os equipamentos necessários. Afinal, as grandes rádios FM são assim. Porém, hoje com o avanço da tecnologia, qualquer pessoa pode ser um radialista e montar um pequeno estúdio caseiro graças a internet, a evolução dos celulares, equipamentos bem mais baratos e as plataformas de web rádio que vem com tudo que você precisa para começar a transmitir sem ter muito conhecimento.

Rádio web é streaming. Mas afinal de contas? O que é streaming?

Você já deve ter ouvido alguém falar de streaming mas não sabe exatamente o que é. Ele está presente em muitas coisas que nós consumimos todos os dias como os filmes e séries que você vê em plataformas como Netflix, os vídeos do Youtube e músicas no Spotify. Streaming é a tecnologia para transmissão de dados (áudio ou vídeo) em tempo real através da internet.

Mas e aí? Como você pode começar a transmitir seu streaming a um preço acessível?

Compre apenas o necessário

Basicamente você vai precisar de um computador (ou notebook), uma conexão com a internet de boa velocidade, fones de ouvido e microfone. Possivelmente você já tem um ou mais destes itens e nem vai precisar comprar.

1 Computador ou notebook

Até é possível transmitir pelo celular com ferramentas como o stúdio online, mas, o ideal é ter um computador porque algumas funções mais avançadas só são possíveis por ele. É nele que você irá instalar seus softwares (programas), criar suas playlists e interagir com seus ouvintes em tempo real através da sua rádio ou das redes sociais. Pode ficar despreocupado porque mesmo um computador básico é perfeitamente capaz de fazer tudo que você precisa.

2 Internet

A última coisa que você quer é o som da sua rádio picotando ou que a sua conexão caia bem no meio de uma transmissão. Porém uma internet de 1 mega de velocidade já resolve e você consegue transmitir sem problemas.

3 Fones de ouvido

Não só para ouvir o retorno da sua voz mas também porque você precisa “ouvir seus para interagir”. Não precisa ser um super caro, mas, se possível escolha um do tipo “over ear” que são aqueles que cobrem a orelha completamente. Isso ajuda a ouvir melhor e isolar de um possível barulho externo.

4 Microfone

De repente você pode estar pensando nesse momento “mas eu nem preciso porque só vou tocar músicas, vinhetas e programetes, nem vou falar nada”. Ok! Talvez você realmente não precise, mas, uma parte da “magia do rádio” está na comunicação com os ouvintes. Quem é que não tem um locutor favorito? Como a intenção é um estúdio caseiro, prefira os microfones direcionais pois eles só captam o som que vem de frente (sua voz) e isso evita captar ruídos externos.

5 Programa ou serviço de transmissão

Para que suas músicas e sua voz cheguem até os ouvintes, você vai precisar de um softwares para emitir o seu sinal para o servidor, como o ODDcast, que disponibiliza uma versão gratuita. Se você não tem muita intimidade com instalar e configurar programas, uma boa alternativa é contratar um serviço de streaming moderno, que é muito mais fácil de usar, e te dá direito a atendimento com suporte especializado, para auxiliar na hora colocar a sua rádio no ar. 

Então é só isso? 

Felizmente não! Na minha opinião é essencial, e também muito recompensador, estudar um pouco sobre locução e marketing. Não é exatamente obrigatório ainda mais para pessoas que já nasceram com talento e uma voz privilegiada. Mas mesmo que esse seja seu caso, se seu sonho é ser um locutor, com certeza você vai querer elevar seu potencial ao máximo. Já o marketing é igualmente interessante e essencial para que sua rádio web fique conhecida e para que você tenha cada vez mais ouvintes.

1 Locução de rádio

Um passo importante para aqueles que desejam ser locutores, é estudar sobre locução para aprender o básico como controle da voz e dicção, além de aprender a se comunicar bem com o público. Inicialmente, caso você não queira ou não possa investir em um curso, faça uma procura no Google sobre “cursos gratuito de radialismo e locução” que você encontrará algum curso online.

2 Comunicação com o público

Para conquistar seu ouvintes é necessário entender quem é seu público-alvo, a linguagem que eles usam e seu comportamento. É divertido e cria uma intimidade e um bom relacionamento.

3 Marketing

Existem diversas formas de atrair a atenção dos ouvintes como por exemplo mantendo um site ou blog da sua rádio, publicando notícias, artigos e curiosidades de bandas e artistas. Você pode e deve também usar todo o poder das redes sociais! Publique vídeos, imagens e converse com as pessoas.

Dicas finais

Duas coisas que ajudam bastante é a utilização de um AutoDj e um aplicativo para sua web rádio. 

O que é um AutoDj? É simplesmente um programa que transmite de forma automática a sua playlist sem que você tenha que estar presente. Por exemplo, você pode montar uma lista com músicas, locuções, programas e programetes e programar o AutoDj para tocar durante a madrugada enquanto você dorme. Assim sua rádio pode ficar 24 horas.

Segundo o IBOPE, os celulares são o segundo aparelho mais utilizado para se ouvir rádio. Então é muito interessante ter seu próprio aplicativo personalizado para facilitar que sua web rádio seja ouvida e até ganhem a preferência apenas porque o acesso está fácil. Se for possível começar sua rádio já tendo um aplicativo próprio é ótimo.

Como vimos, é totalmente viável ter uma rádio caseira sem gastar muito. Basta apenas ter o equipamento básico, organizar tudo e começar! Divirta-se!

Compartilhar
Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentário está fechado neste momento.