Top

Qual a diferença entre rádio e podcast?

Com os avanços da tecnologia e a inclusão digital cada vez mais as pessoas têm voz e presença na internet pelos mais diversos canais como as redes sociais, blogs ou vídeo. Para cada público temos uma tecnologia que se adapta melhor ou que simplesmente é preferida em comparação com as outras. Existem alguns estudos apontando pela faixa de idade e estilo de vida qual destes meios é mais ou menos popular. Em meio a tantas opções, temos também o podcast que a princípio parece querer disputar espaço com as rádios mas tem objetivo completamente diferente. 

O que é podcast?

São um tipo de mídia em áudio onde normalmente temos um especialista, ou um grupo de pessoas falando sobre algum assunto. E diferente da rádio que é ao vivo, os podcasts são gravados para poderem ser acessados a qualquer hora simplesmente “apertando o play” ou mesmo baixando o áudio.

Quase sempre os podcasts são gravados em estúdio e editados diferente das rádios que fazem sua transmissão ao vivo.

Podcast e rádio são concorrentes?

Definitivamente não! Podcast é feito para quem não pode ou não quer ouvir em tempo real e vai escolher a melhor hora do dia para isso, enquanto a rádio transmite ao vivo e permite a interação do ouvinte, espontaneidade e improviso. Eu particularmente ouço uma rádio que tem foco no humor (um talkshow) e disponibiliza os programas passados em forma de podcast para quem perdeu possa ouvir em outro dia ou no mesmo dia só que mais tarde, o que me faz acreditar que ao invés de concorrentes os dois possam ser até estratégias complementares.

Compartilhar
Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentário está fechado neste momento.